sábado, 28 de agosto de 2010

Quando vai ser papai? Já encomendou o bebê?


Agora vamos falar sobre paternidade. Alguns amigos e parentes vivem me cobrando quando é que eu vou ter um filhinho e, através deste blog, gostaria de aproveitar o momento para deixar algumas coisas bem definidas.

Segundo os dados do IBGE, têm aumentado o número de homens que se tornam pais após os 40 anos, seja pela primeira vez ou não. Para os homens, tornar-se pai depois dos 50 pode ser uma experiência ainda mais rica e realizadora. Nesta fase, o homem normalmente já alcançou certa estabilidade, o que pode representar mais tempo para se dedicar a família e acho isso perfeitamente normal.

Ser pai depois de uma estabilidade adquirida seria bom para os filhos, bom para a mãe dos filhos e toda a família, que com certeza, teria um pai mais maduro, com mais tempo e condições de criar um filho.

Não tenho nada contra pais que foram pais muito cedo, entretanto a falta de experiência de vida e estabilidade podem prejudicar a educação e desenvolvimento da família como um todo.

Conheço homens de meia idade que parecem adolescentes e também conheço jovens conscientes até demais para a sua idade, todavia é muito mais provável encontrarmos pessoas responsáveis e estáveis entre os homens de 35 anos em diante.

Não se trata de uma justificativa completa, mas espero que através de dados estatísticos em prol de uma família melhor estruturada, haja uma maior compreensão por parte daqueles que pressionam os jovens a serem pais, afinal de contas, hora certa não existe para ser pai, mas tempo certo, sim.

"Paulo Campos Jr"

Nenhum comentário:

Postar um comentário