sábado, 28 de agosto de 2010

Sobre a maternidade tardia


Acredito que após lerem alguns parágrafos da matéria sobre paternidade, muitas mulheres achariam machistas e egoístas as minhas opiniões. É claro que, de certa forma, elas até podem ter razão, mas por outro lado, não.

Especialistas da área médica alertam para os riscos que uma mulher em avançada idade pode ter ao se encontrar grávida, entretanto afirmam que eles podem ser fortemente reduzidos com um bom acompanhamento e tratamento.

De acordo com especialistas o ideal é fazer exames de rotina antes de engravidar, como medir a pressão arterial, o colesterol, a glicemia e checar a tireóide. Um dos cuidados básicos, que vale para qualquer grávida, é tomar ácido fólico, se possível, três meses antes da gestação e até o terceiro mês dela para prevenir alterações neurológicas. Também é importante estar vacinada, com o peso ideal e fazer todos os exames indicados pelo médico durante os nove meses.

Exercícios aumentam a disposição. Se a mulher tiver autorização médica, pode praticar esportes antes de engravidar e, durante os nove meses de gravidez o importante é não ficar parada (com recomendação do seu médico). Isso vai melhorar a condição cardiovascular, diminuir as dores lombares e fortalecer a musculatura do períneo (que fica entre a vulva e o ânus). Ela pode fazer caminhada e hidroginástica. Os esportes vão ajudar a manter o peso, já que, aos 40, controlá-lo é (ainda) mais difícil.

O mais importante e bom para a família nesta decisão é que a mulher estará mais madura e terá outra visão do que é ser mãe, diferente de uma adolescente ou de uma jovem sem experiência de vida.

"Paulo Campos Jr"


Nenhum comentário:

Postar um comentário